terça-feira, 5 de junho de 2012


LINHA DE PENSAMENTOS PEDAGÓGICO DE WALLON

A obra de Wallon contribuiu muito para o pensamento pedagógico, pois oferece:

·         * Subsídios para que os educadores compreendam e reflitam sobre sua relação com os seus alunos e a sua organização do trabalho em sala de aula;

·    * Oferece subsídios para aprofundar a reflexão sobre a prática pedagógica, motivando a investigação educacional, ao mesmo tempo, impõem exigências sobre está prática;


·        *  Atendimento do individuo na integridade dos domínios que o constituem ( afetivo, cognitivo e motor);

·         Estuda a pessoa completa, contextuada e em seus diversos domínios. Procura mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.

Observe atentamente a imagem abaixo e reflita sobre como era a educação antigamente e como é atualmente.



Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Wallon era muito apaixonado pela política e pela educação, dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, “ a própria negação do ensino”.
As emoções para Wallon têm papel importante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco  estimulado pelos modelos tradicionais de ensino .
Henri Wallon via na educação o conflito entre o individuo e a sociedade. Ele discute a contradição entre individuo e sociedade existente na maior parte de ensino. Wallon apresenta em sua obra a idéia pedagógica da necessidade de superação da dicotomia entre individuo e sociedade subjacente  à maior parte dos sistema de ensino , que costumam oscilar contraditoriamente entre um e outro pólo da antinomia. Para o pensamento Walloniano, a educação  tradicional  prioriza  a ação dos adultos sobre a juventude e acena com a perpetuação da ordem social.


FRASES DE HENRI WALLON

  

“ A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”.


“ O individuo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna “.






Equipe:

Dahiane Barros Dias
Tatilane S. Sacramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário