Paulo
Freire
Biografia de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, método Paulo Freire,
sistema de alfabetização de adultos, pensamentos, pedagogia do oprimido, livros de Paulo Freire
Biografia de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, método Paulo Freire,
sistema de alfabetização de adultos, pensamentos, pedagogia do oprimido, livros de Paulo Freire
Paulo Freire: educador reconhecido
internacionalmente pelo método de alfabetização.
Introdução
Paulo Régis Neves Freire,
educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi
alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no
quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade
de Jaboatão.
Biografia
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos
de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do
Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora
primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e
começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.
No ano de 1947 foi contratado
para dirigir o departamento de educação e cultura do
Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa
de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso,
apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização.
De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente
relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer
sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e
política.
No começo de 1964, foi convidado
pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de
Alfabetização. Logo após o golpe militar,
o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem,
pelos militares.Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo
conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido,
foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de
adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza
Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação.
Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a
assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São
Paulo, de infarto, em 2/5/1997.
Obras do educador Paulo Freire:
• A propósito de uma
administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos
Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963:
5-22.
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,
1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo:
Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco).
Recife: CNI/SESI, 1997-b.
• Pedagogia da
indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Método Paulo Freire
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Método Paulo
Freire: alfabetização
pela conscientização
O Método Paulo Freire
consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire. O método nasceu em 1962 quando Freire era
diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde
formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde
alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se
deu em apenas 40 (quarenta) horas de aula e sem cartilha. Freire criticava o sistema tradicional, o qual
utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas
ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de
forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por
exemploEva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre
outros.
Índice |
Etapas
do método
- Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e
aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de
seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
- Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do
mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
- Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e
inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma
postura conscientizada.
O método
- As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo
Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos.
Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais
usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que
servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode
variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o
universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com
imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão
para significá-las na realidade daquela turma.
- A silabação: uma vez identificadas, cada palavra
geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente
ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família
silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
- As palavras novas: o passo seguinte é a formação de
palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo
forma palavras novas.
- A conscientização: um ponto fundamental do método é a
discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras
geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos
processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da
alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos,
a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
As fases
de aplicação do método
Freire propõe a aplicação de seu
método nas cinco fases seguintes:
- 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo.
Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem
como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo,
respeitando seu linguajar típico.
- 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo
os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas -
numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do
comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural,
política do grupo e/ou sua comunidade.
- 3ª fase: Criação de situações existenciais características
do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem
ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica
consciente de problemas locais, regionais e nacionais.
- 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam
como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem
no entanto seguir uma prescrição rígida.
- 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a
decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.
História
Freire aplicou publicamente seu
método, pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um
Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular (Recife). Foi aplicado inicialmente a cinco alunos, dos quais três aprenderam a
ler e escrever em 30 horas, outros dois desistiram antes de concluir. Baseado
na experiência de Angicos, onde em 45 dias alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente na época, chamou Paulo Freire para organizar uma
Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo
alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura, e já contava
com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara (Rio de Janeiro)
se inscreveram 6.000 pessoas. Mas com o Golpe de 64 toda essa mobilização
social foi reprimida, Paulo Freire foi considerado subversivo, foi preso e
depois exilado. Assim, esse projeto foi abortado. Em seu lugar surgiu o MOBRAL, uma
iniciativa para a alfabetização porém distinta do método freiriano.
Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido,
defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para
transformá-lo.
Paulo Freire (1921-1997) foi
o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento
internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de
adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico
assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é
conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da
sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da
própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente
Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto
de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos
alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas
(isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação
bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento
num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma
doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola
alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar
a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar
nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade",
escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura
acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção
de inquietá-los.
REFERÊNCIAS: http//www.suapesquisa.com/paulofreire/
Notas e
referências
- ↑Letícia
Rameh Barbosa. Movimento de Cultura Popular: impactos na sociedade
pernambucana. Recife: edição da autora, 2009.
- ↑Educação
Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967
(19 ed., 1989)
- Livro: O que é método Paulo Freire.
Autor: Carlos
Rodrigues Brandão (editor). São Paulo, Brasiliense, 1981.
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